sábado, 12 de março de 2011

Sugestão para a Campanha da Fraternidade 2012 / Respeito aos Animais!


Hoje recebi um email com uma campanha que achei muito interessante e resolvi aderir e peço a todos que encaminhem essa mensagem ao maior número possível de pessoas. Segue abaixo:


"Tudo o que vive quer viver!" 
Francisco de Assis
Aos Bispos do Brasil (CNBB)

Reverendíssimos Senhores,
Gostaríamos de sugerir a V. Ex.ª Rev.ma o tema "Respeito aos animais" para a Campanha da Fraternidade 2012, aprofundando a abordagem da Campanha "Fraternidade e Vida no Planeta", deste ano. 

Agradecemos e parabenizamos a CNBB pelo empenho em trazer ao meio religioso a grave e evidente questão ambiental, conclamando os fiéis a repensarem e mudarem seus hábitos.


Nunca se viu na história da humanidade tamanho consenso entre os povos, religiões, políticos, classes sociais, meio acadêmico / científico etc acerca de um tema incontestável como o que predomina em todo o mundo: 
a necessidade de revermos nossa forma de viver sob pena de nosso Planeta entrar em colapso.

Sabemos da responsabilidade e da força das religiões na orientação dos povos.

Muito além das leis e culturas humanas, há a lei da Natureza, do Sagrado, criadas por Deus ou outro nome a Ele dado, noutras religiões. Essa Lei Maior prega o equilíbrio e o respeito entre todos seres viventes e não viventes.

Entretanto nossa espécie, antropocentricamente, se colocou no direito de usufruir além do limite, de tudo o que a cerca, colocando a si e a todo o Planeta, em ameaça, ignorando a importância de tudo o mais que existe além de si.

Criamos necessidades desnecessárias e hábitos cruéis de lazer, alimentação, vestimenta, pesquisas, cosméticos, transporte etc, colocando os animais das outras espécies em condição de sofrimento sob o argumento de que "eles existem para isto, para nos servir". 
Conquistamos a ciência e a tecnologia, entretanto, nossa consciência, respeito e sensibilidade quanto aos outros seres mantiveram-se arraigados aos costumes mais bárbaros e embrutecidos das eras remotas. 
Apesar de tantos recursos e alternativas ao uso dos animais como propriedade nossa, insistimos em perdurar tal prática. Comodamente, perseveramos nas mais diversas crueldades, ignorando a senciência da qual são providos os demais animais, em sua capacidade de sentir dor, medo, frio, fome, sede, estresse, depressão e até, saudades.

Eles também têm o direito à vida, a viver com os de sua espécie em seus habitats, a criarem seus filhotes, a não serem torturados. 
Protagonizando a causa de tanto sofrimento alheio, irônica, egoísta e cinicamente, achamo-nos no direito de viver num Mundo Melhor ... 
Clamamos a V. Ex.ª Rev.ma a Campanha da Fraternidade 2012: Respeito aos Animais!

Convido-os a assistirem ao documentário Terráqueos, neste link (http://video.google.com/videoplay?docid=-1717800235769991478#), sobre a forma como nossa espécie subjuga as demais em seu benefício.

Atenciosamente,

Adriana Cristina Araújo
MOVIMENTO MINEIRO PELOS DIREITOS ANIMAIS
"Liberdade aos Animais, ainda que tardia!"

Quem quiser aderir à campanha, basta enviar a mensagem acima para:

Eu já enviei!



Um comentário:

Não deixe de comentar!